A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou nesta quinta-feira (9) cenário de um Espírito Santo densamente ligado às televisões e aos telefones celulares. Meio tradicional e outro, mais vinculado à modernidade da tecnologia de comunicação, serão fundamentais para as campanhas de 2024.
O levantamento atesta que, em 2022, 1,330 milhão de domicílios possuem recepção de sinal analógico ou digital de televisão aberta, que compreendiam 93% dos domicílios com TV do Espírito Santo. Quanto aos telefones celulares, esses aparelhos estão mais presentes.
De acordo com o IBGE, a presença de telefone móvel celular foi registrada em 97,4% dos domicílios do Espírito Santo em 2022. E isso é relevante, dado que pessoas de todas as escolaridades estão, em grande número, com esse aparelho para se comunicarem e consumirem informações.
Também é relevante destacar que 91,8% dos domicílios capixabas estão conectados à internet e é outro ponto a se verificar como abrange o universo dos idosos, ou seja das pessoas com 60 anos ou mais: 60,8% deles. Isso demonstra a capilaridade da rede e que está ao alcance pelo simples deslizar dos dedos por meio do celular.
Esse quantitativo de aparelhos de comunicação é relevante para adoção das estratégias para a campanha do ano que vem e até mesmo para a divulgação dos trabalhos dos atuais gestores. A TV aberta segue com sua importância, em função de sua presença maciça, e os celulares, principalmente por estarem praticamente 24h ao lado das pessoas, serão muito visados pelas candidaturas.
Como esta coluna abordou no último dia 6, mulheres e idosos, especialmente na Grande Vitória, ganharam nova importância para decisão nos pleitos. Sendo assim, ter noção de quais estruturas estão à disposição definem as estratégias e, claro, o quanto que estará em jogo, em termos de recursos. Haja desafio!
Ajustes
Em função da sessão solene com a entrega de honrarias ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Assembleia Legislativa adotará algumas providências. Somente a garagem externa, próxima ao Tribunal de Contas, estará à disposição dos servidores nesta sexta-feira (10).
Telão
Um telão, custeado por membros do PL, foi instalado na região do parlatório. Fontes de bastidores indicam que mais de 10 mil pessoas são esperadas para circularem na região e acompanharem a sessão.
Segurança reforçada
A segurança foi debatida nos últimos dias entre os envolvidos. Secretaria de Estado da Segurança Pública, na figura da Polícia Civil e da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal de Vitória foram acionadas. Há preocupações quanto ao trânsito e quanto à integridade de quem acompanhar a sessão.
Chegou
Bolsonaro, segundo informações de bastidores, chega a Vitória nesta quinta-feira (9), no final da tarde. Previsão de recepção pelos membros do PL capixaba.
Maretto visita
De volta às funções no Departamento Estadual de Edificações e Rodovias, Luiz Carlos Maretto visitou, nesta quinta-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos). Na pauta, segundo o parlamentar, retomada de obras que estão paralisadas.

Daniel visita
Outro que bateu ponto na Casa de Leis foi o prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido). No município do Norte capixaba, um dos desafios é formar sucessor, já que Daniel não poderá concorrer à reeleição.
Equidade racial
De forma inédita, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) promove, no próximo dia 20, evento para celebrar sua adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. Contando com a abertura do desembargador Willian Silva e encerramento por Heloisa da Silva de Carvalho, coordenadora do Fórum Nacional do Negro e vice-presidente da Unegro.
Motivação
O TJES escolheu o Dia Nacional da Consciência Negra para realizar seu evento, que será presencial, das 14h às 17h, no Salão do Pleno da Corte. As inscrições podem ser feita pelo link: tjes.jus.br/emes. As vagas são limitadas!
Recuo
A indústria do Espírito Santo teve queda de 4,8% em setembro. Já em nível nacional, o avanço foi de 0,1%.
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Chegada de Bolsonaro foi mantida em sigilo até a última hora. Teve gente que ficou bem chateada com isto.
Tá na rede
“É oficial! Ministério dos Portos e Aeroportos revoga restrição de voo entre Vitória e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Mais uma vitória da bancada federal capixaba!”
Fonte: ES HOJE