Desde a terça-feira (12), o Espírito Santo sofre com as fortes chuvas que assolam os municípios capixabas. Até o momento, são 1744 pessoas desalojadas, 98 desabrigadas, 10 feridas e 4 mortas, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (21).
O município de Linhares, no norte do estado, registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 102,60 milímetros. Em Vitória, de acordo com a Defesa Civil, foram 97,76 milímetros. Já o município de Viana, que foi um dos mais atingidos pelas chuvas, registrou acumulado abaixo de 40 milímetros.
Uma semana após a chegada da chuva, seis municípios ainda permanecem em situação de emergência: Alegre, Cariacica, Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. Já o município de Santa Leopoldina, decretou, na última terça-feira (19), estado de calamidade pública.
Três, das quatro vítimas fatais registradas até o momento, morreram em decorrência das enxurradas na cidade, que tem mais de 300 pessoas fora de casa. O produtor rural Fabrício Caus, de 48 anos, e o filho, Lorenzo Caus, de 6, morreram soterrados na comunidade de Holanda, em Santa Leopoldina. A esposa e mãe das vítimas, Fernanda Norte, foi a única sobrevivente. Ela foi encaminhada para um hospital e precisou passar por uma cirurgia no tornozelo.

A outra vítima é Adolfo Siller, de 87 anos. Ele morreu na tarde da última terça-feira (19) após ter a casa soterrada. O idoso teve as duas pernas quebradas e precisou passar por cirurgia. No entanto, complicações afetaram o estado de saúde e o levaram a óbito.
Em Cariacica, no bairro Novo Horizonte, mais uma vítima: um idoso, identificado apenas como Mauro, foi encontrado dentro de uma residência, em situação de alagamento, já sem vida. A Polícia Civil informou que a perícia no local do fato e a necropsia preliminar indicaram que a morte se deu por afogamento. Testemunhas acreditam que o idoso estaria dormindo quando a casa alagou.
SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS
Vila Velha
São Torquato – Rolamento de Bloco atingiu uma residência. A área foi isolada e não há vítimas. (Fonte: CIODES – atualizado 20/11/2019)
Fundão
O nível do rio subiu cerca de 3m do seu nível normal, medição feita 20/11 as 22h. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019). BR 262 1. Movimento de Massa no KM 77 – Rodovia liberada. (FONTE: Superintendente do DNIT atualizado 20/11/2019)
Serra 1. Desabamento Parcial de uma residência – Bairro Eldorado. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
São Mateus
Vários pontos de deslizamentos de terra e queda de um muro de divisa de lote; Transbordamento do Córrego da Bica causando inundação, Bairro Carapina; Rodovia entre São Mateus x Nova Venécia parcialmente interditada por queda de barreira. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
Linhares
Vários pontos de alagamentos, ruas, residências e a Br 101, o Coordenador está fazendo levantamentos dos pontos atingidos. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
Colatina
Um ponto comercial interditado no Bairro Colatina Velha, por risco de queda de bloco rochoso; Duas edificações interditadas no Bairro Bela Vista, por risco de movimento de massa, aproximadamente 13 pessoas desalojadas. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
Vila Pavão
Ponte interditada em Área Rural – Comunidade Luzilândia. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
Marilândia
Início de deslizamento de terra em área de risco, uma família encontra-se desalojada preventivamente. (Fonte: COMPDEC – atualizado 20/11/2019)
ACUMULADOS DE CHUVA
LINHARES – 102.60
VITÓRIA – 97.76
SERRA – 94.93
ARACRUZ – 92.50
SÃO MATEUS – 62.60
MARILÂNDIA – 57.80
SANTA LEOPOLDINA – 57.18
VILA VELHA – 54.20
RIO BANANAL – 53.60
SÃO ROQUE DO CANAÃ – 52.18
CARIACICA – 50.45
FUNDÃO – 50.60
IBIRAÇU – 47.49
SANTA MARIA DE JETIBÁ – 41.41
CONCEIÇÃO DA BARRA – 40.00
ALERTAS VIGENTES
Risco de movimento de Massa – Fundão Alto (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Serra Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Afonso Cláudio Moderado (CEMADEN)
Risco Hidrológico – Aracruz Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Aracruz Moderado (CEMADEN)
Risco Hidrológico – Ibatiba Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Brejetuba Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Barra de São Francisco Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Água Doce do Norte Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Vila Pavão Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Ibiraçu Moderado (CEMADEN)
Risco Hidrológico – Vitória Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Vitória Moderado (CEMADEN)
Risco Hidrológico – Cariacica Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Vila Velha Moderado (CEMADEN)
Risco Hidrológico – Serra Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Cariacica Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Linhares Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Vila Velha Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Santa Leopoldina Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Viana Moderado (CEMADEN)
Risco de movimento de Massa – Domingos Martins (CEMADEN)
REDE VITÓRIA SOLIDÁRIA
A Rede Vitória se solidariza com as pessoas que tiveram prejuízos por conta da chuva. É a Rede Vitória Solidária, que quer ajudar aqueles que mais precisam. E quem quiser contribuir, pode fazer doações em pontos específicos dos municípios atingidos.
Além das pessoas que foram obrigadas a sair de suas residências, centenas de pessoas tiveram as casas invadidas pela força da água, perdendo roupas, alimentos, móveis e eletrodomésticos.
Para ajudar os capixabas afetados pela chuva, órgãos oficiais e grupos independentes se mobilizam para arrecadar e entregar doações.
Confira os pontos para entrega de doações e a necessidade das vítimas
VIANA: Centro de Referência e Assistência Social (Cras), em Marcílio de Noronha – O local aceita doações de produtos de limpeza, higiene pessoal, roupas e móveis. Telefone: 3255-1285.
CARIACICA: Banco de alimentos Josué de Castro, localizado na rua Valfredo Ferreira Paiva, bairro Rosa da Penha. A prioridade do local é doação de água potável, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, móveis e roupas de cama e banho.
A padaria Ebenezer, no bairro Itaquari, também está recebendo doações para a população.
Igreja Católica, Igreja Batista e Igreja Assembleia, no bairro Novo Horizonte.
SANTA LEOPOLDINA: Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social, localizada na rua Costa Pereira, n° 94, Centro, Santa Leopoldina. Telefone (27) 3266-1010.
– Escola Milton Corteletti, Barra de Mangaraí, a 10 km da Sede do Município.
– Centro Comunitário de Retiro de Mangaraí, a 5 km da Barra de Mangaraí.
Em todos esses locais, podem ser doadas cestas básicas, colchonetes, roupas, calçados, roupas de cama, material de higiene pessoal e limpeza.
Bombeiros
Além desses locais de doações, o Corpo de Bombeiros informou que está recebendo, em sua sede na Enseada do Suá, em Vitória, doações de água potável.