Mais de mil de raios foram registrados na costa do Espírito Santo na madrugada desta quinta-feira (18), segundo o sistema de monitoramento do Instituto Climatempo.
O temporal aconteceu a 50 quilômetros do litoral e foi causado por um sistema de baixa pressão. A tempestade se desloca para o mar.
Os raios mais próximos caíram a uma distância de 50 quilômetros da costa. A chuva de raios foi formada por um sistema de baixa pressão que está em alto mar e arrasta essas áreas de instabilidade para longe do litoral.
O meteorologista Cesar Soares explica que a chuva de raios observada na costa do Espírito Santo foi causada pelo mesmo sistema que provocou temporais no Sul do Brasil, no início da semana, e deslocou para a região Sudeste.
“Essas áreas de instabilidade chamaram muito a atenção porque são muitos raios em um curto período de tempo em uma nuvem Cumulus Nimbus, que acarretam os temporais. A instabilidade associada aos sistemas de baixa pressão são muito intensas, são muito fortes”, contou Cesar.
Meteorologista explica tempestade de raios registrada na Grande Vitória na madrugada.
Essa área de instabilidade, de acordo com o meteorologista, segue para alto mar e não deve atingir a costa do estado. “Por conta do movimento que a gente não deve se preocupar tanto com esse sistema”, informou.
O radar meteorológico do instituto registrou que as chuvas provocadas pelo sistema caíram nas cidades de Vila Velha e Guarapari, na região metropolitana.