Cinco pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação do Ministério Público Estadual (MP-ES), que aconteceu em cidades do Sul do Espírito Santo, nesta terça-feira (16). A ação investiga sonegação no setor cafeeiro.
Um levantamento inicial da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) aponta que as fraudes tributárias devem ultrapassar os R$ 18 milhões. Uma pessoa suspeita de envolvimento continua foragida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/w/F/0qsZ6jToyUpGB9Xk2HJQ/7.jpeg)
Operação Guaporé investiga fraudes fiscais no setor cafeeiro — Foto: Divulgação/MP-ES
A Operação Graúna foi deflagrada com base em indícios da existência de uma associação criminosa composta por empresários, “laranjas” e contadores, que atua prioritariamente no implemento de fraudes fiscais em empresas do setor cafeeiro localizadas nas cidades de Iúna e Ibitirama.
Os mandados de busca e apreensão aconteceram nas residências dos investigados e nas sedes das empresas, em Iúna, Ibitirama e Alegre, para reforçar a coleta de provas dos atos ilícitos. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara de Iúna.
Durante a operação foi apreendida uma maleta com dinheiro falso, além de documentos, telefones celulares, computadores, CDs e DVDs. Os materiais serão analisados por integrantes do MPES e da Sefaz.
A Operação Guaporé foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/G/4/8qq5zcTu2GHEGlW8x5xA/15.jpeg)